fechar
Olá Visitante, seja bem vindo! (Fazer Login)
Buscar por: em:

Login Usuário

Categorias

Matérias :: Maquiagem

Fotos da Matéria

Esta matéria não possui fotos...

Descrição

fechar foto

Sabe aquele arsenal de produtos de maquiagem que temos em casa? pois bem, eles são ótimos, nos deixam lindas, auto-estima elevada e tal, mas precisamos ter certos cuidados com a data de validade desses produtinhos, pois dependendo do caso, ao invés de embelezar eles podem danificar nossa cútis. Sabe como?

Depois de vencido eles podem conter fungos e bactérias que causam alergias, infecções, acne, irritações e outras complicações, dentre elas até problemas oculares.

Eu uso lentes de contato (com grau) e isso me preocupou depois que elas foram contaminadas por fungos e o oftalmo disse que poderia ter sido por causa de alguma maquiagem ou cosmético e é claro, mãos sujas para manusear também, mas de qualquer maneira fiquei mais atenta e dias desses joguei várias makes fora por estarem vencidas, deu uma certa dó (rs), pois algumas nem abertas ainda estavam. Ainda bem que eram daquelas mais baratinhas, pois se fosse uma M.A.C por exemplo, aí sim daria muiiita dó (rs).

A dermatologista brasileira Dóris Hexsel explica que os produtos de maquiagem contêm conservantes e outros ingredientes que os mantêm estáveis por um determinado período, isto é, pelo prazo de validade descrito na embalagem. "A constante manipulação dos produtos, sobretudo aqueles que vêm nas apresentações líquidas ou cremosas, aumenta a possibilidade de contaminação, da ocorrência de alergias na pele e até mesmo de infecções por bactérias".

Então meninas, vamos prestar mais atenção para não usarmos produtos vencidos e nos prejudicarmos ok?

Uma dica: Observar se nossa maquiagem sofre algumas alterações na cor, no cheiro, na consistência ou no aspecto, se isso ocorrer é um bom sinal de que precisa ser jogada fora.

Tirem um dia para olhar todos os tubinhos e potinhos e verificar o prazo de validade, aí colem um papelzinho por fora da embalagem com a data máxima para o uso, que tal? facilita horrores!


Observem alguns exemplos:
Rímel: Devem ser descartados depois de três a seis meses de uso.
Bases, cremes, hidratantes e demaquilantes: seis a oito meses.
Pó, sombras, blush, gloss, batons e tônicos: um ano.
Lápis de olho, de boca e delineadores: um ano e meio.

O professor José Ricardo Soares de Oliveira, farmacêutico bioquímico e docente do Centro Universitário de Araraquara - Uniara/SP dá dicas para uma maquiagem segura. Confiram.


*Não deixe os produtos destampados nem expostos à umidade ou ao calor excessivo; as embalagens devem se manter intactas, sem quebrar ou lascar;

*Não divida a maquiagem com outras pessoas;

*Evite maquiar-se em movimento (no ônibus, no carro etc);

*Tome cuidado para que os produtos não atinjam os olhos; se você usa lente de contato, a atenção deve ser redobrada: coloque-a antes de começar a se maquiar;

*Não durma maquiada;

*Se sua pele for sensível, prefira maquiagens hipoalergênicas e tons mais claros, pois os corantes são os principais responsáveis pelas irritações;

*Ao retirar a maquiagem, não pressione muito a região ocular e tome cuidado para o demaquilante não entrar no olho;

*Compre produtos de marcas confiáveis e tome cuidado com imitações;

*Se notar vermelhidão, coceira ou qualquer outro sintoma incomum na pele ou nos olhos, procure um médico.

Luxos e Luxos dá mais algumas dicas: Lave suas esponjinhas e pincéis periodicamente, pois eles também são depósitos de fungos e bactérias. Podem usar água e sabão neutro ou um álcool que vende em farmácias para higienização.
Não guardem seus produtinhos no banheiro, onde tem muita umidade, prefiram o armário do quarto.
Não usem batons dos provadores, eles já passaram por muiiitas bocas (rs)
De resto amigas, fiquem lindas e felizes. Bjobjo

Comentar

Classificação:   Visualizaçõoes: 1085

Publicada por: Celina Alves, em: 15/08/2008 09:48:38

Comentários