fechar
Olá Visitante, seja bem vindo! (Fazer Login)
Buscar por: em:

Login Usuário

Categorias

Matérias :: Alisar cabelos: Receita natural

Fotos da Matéria

Descrição

fechar foto

Formol, nem pensar! Os novos coquetéis para escova temporária ou definitiva têm ingredientes naturais, como chocolate, açúcar, menta e até shiitake. Você já sabe que a escova progressiva com formol é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) porque pode causar problemas sérios tanto em quem recebe quanto em quem aplica o produto. Além disso, depois da terceira aplicação o efeito é devastador. “O formol remove tudo o que há de bom nas madeixas e as blindam, impedindo que a hidratação ou cor penetrem”, alerta o cabeleireiro Robson Trindade, do salão Red Door, em São Paulo. Então, que tal conhecer a nova onda de escovas e alisamentos leves, legalizados, que está tomando conta dos salões? Os tratamentos têm como base a queratina (escova temporária) ou baixas doses de tioglicolato de amônia ou peróxido de hidrogênio (alisamento definitivo) – que, aliadas a ingredientes naturais, deixam o cabelo macio. Todas as técnicas usam escova, para dar movimento, e chapinha, para dar brilho.

Escova de Menta - A Keune propõe um tratamento especial para cabelos oleosos. Começa com a lavagem com xampu e condicionador da linha Crystal Ice, que contém adstringentes de hortelã, para refrescar e relaxar o couro cabeludo. Em seguida, é aplicado um complexo de queratina, extrato de alecrim e jaborandi, colágeno e aminoácidos. “Além de alisar temporariamente, o tratamento diminui o arrepiado”, afirma a terapeuta capilar Neide Pereira, do salão Fashion Clinic, no Rio de Janeiro. Não deve ser usado em fios descoloridos. Reaplicação: Repita o tratamento, da raiz às pontas, a cada dois meses. Manutenção: Recomenda-se lavar o cabelo somente dois dias após o procedimento, usar xampus para fios oleosos e hidratar todo mês. Preço: De 250 a 350 reais, dependendo do tipo de cabelo.

Alisamento de Chá Verde e Shiitake - A escova francesa desenvolvida pela empresa Unihair é feita com tioglicolato de amônia, chá verde, que tem propriedades adstringentes e antioxidantes, e shiitake, rico em aminoácidos, proteínas e vitaminas. O produto é indicado para fios volumosos, encaracolados e muito armados. “Evito aplicar em cabelos muito crespos, pois a raiz cresce rapidamente e é preciso retocar em um intervalo pequeno. Isso custa caro e danifica”, explica o cabeleireiro Regis Feitosa, do salão La Lastra Morumbi, em São Paulo. Reaplicação: Esse alisamento deve ser feito, em média, a cada seis meses. Manutenção: Não é aconselhável lavar, torcer ou usar elásticos e grampos até 72 horas após a aplicação. Preço: De 350 a 500 reais.

Alisamento e Escova de Cana-de-Açúcar - Formulado pela Niasi, o Hid. Trat. Techinique Progressive é composto de açúcar e nanopartículas de queratina. Essa mistura garante hidratação e funciona como alisamento temporário – ou definitivo, quando acrescida de peróxido de hidrogênio. “No primeiro caso, reduz bastante o volume e alisa mais os fios a cada aplicação”, diz Nando Ardessore, do salão L’Officiel III, em São Paulo. “No segundo, o alisamento é instantâneo”, afirma Robson Trindade. É indicado para cabelos volumosos e com química. Reaplicação: Se alisar, retoque a raiz de seis em seis meses. Já a escova pode ser refeita a cada dois meses. Manutenção: Evite prender e lavar o cabelo por três dias após o procedimento. No caso do alisamento, é necessário hidratar a cada 15 dias. Preços: 450 reais (escova) e 1,3 mil reais alisamento.

Escova de Chocolate - O coquetel usado no processo reúne manteiga de cacau, queratina líquida e proteína da seda e foi desenvolvido pela empresa carioca Rama Pytocosmetika. “Ele ajuda a reconstruir a fibra capilar e não deixa o cabelo chapado, alisando os fios em, no máximo, 70%”, garante o cabeleireiro Clayton Oliveira, do Club Capelli do Design Leblon, no Rio de Janeiro. É indicado para fios volumosos. Reaplicação: A escova dura de 30 a 45 dias. Depois disso ela deve ser repetida da raiz às pontas. Manutenção: Após a aplicação, é preciso aguardar de dois a três dias para lavar. Invista em produtos específicos para seu tipo de cabelo e faça uma hidratação a cada 15 dias. Preço: Em média, 180 reais.

Escova de Óleos Essenciais - Com nove tipos de óleo essencial – coco (60%), semente de girassol, amendoim, rícino, jojoba, sésamo, extrato de aloe vra, amêndoa doce e babosa -, além de queratina, a escova temporária da marca americana Avlon alisa, diminui o volume e repõe a umidade dos fios crespos e ondulados. “É perfeita para o cabelo da brasileira”, diz a cabeleireira Renata Fraga, do Instituto Prima Qualitá, no Rio de Janeiro. Reaplicação: Repetir a técnica da raiz às pontas a cada três meses. Manutenção: O cabelo pode ser lavado no dia seguinte, mas é muito importante utilizar produtos hidratantes. Preço: 90 reais.

Alisamento de Coco e Karité - Novamente entra em ação o tioglicolato de amônia, aliado à proteína hidrolisada do leite, óleo de coco e manteiga de karité. Todos esses ingredientes compõem o 3X da Doux Clair, que alisa e dá brilho. É ideal para os fios cacheados, volumosos, descoloridos e que foram submetidos a algum tipo de química. O diferencial está na finalização. Logo após a chapinha, o cabelo é exposto a uma luz especial – o fotopolimerizador Opit Light -, que faz com que as cutículas se fechem ainda mais. “Depois disso, os fios podem ser torcidos, presos, lavados que não perdem a forma lisa”, diz a cabeleireira Luciana Fidelix, do salão Cabelo Brasil, em São Paulo. Reaplicação: A técnica exige o retoque da raiz de três em três meses. Manutenção: Hidratação mensal. Preço: 190 reais.

 

Matéria publicada na Revista Claúdia - Outubro/2006

Gostou desta matéria? Veja mais no Blog do autor:
http://www.topdamoda.blogspot.com/

Comentar

Classificação:   Visualizaçõoes: 33375

Publicada por: Renato Borges, em: 16/07/2009 17:01:12

Foto de: Renato Borges Sou prof. de Sociologia, Filosofia no Mackenzie de São Paulo - ver perfil completo do autor

Comentários